Teses e Dissertações

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Tratamento de resíduos como ferramenta para a promoção da educação ambiental no ensino de química

Atualmente, em que vários segmentos da sociedade vêm cada vez mais se preocupando com a questão ambiental, a Universidade não pode mais ignorar sua posição de geradora de resíduos, pois isto não esta de acordo com o papel que a própria universidade desempenha quando avalia e geralmente censura o impacto causado por outras unidades geradoras de resíduo fora de seus limites físicos. Desta forma, o objetivo inicial deste trabalho foi realizar o inventário dos resíduos químicos gerados nos laboratórios de ensino e pesquisa, de forma a contribuir com a elaboração do Projeto para o Tratamento de Resíduos Químicos do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP. A inclusão de propostas de educação ambiental em algumas disciplinas do curso de graduação em Química foi pretendida, por representar um requisito importante para o gerenciamento de resíduos. A relação horas/aula da disciplina de Química Analítica Qualitativa (QAQ) foi reduzida, passando de 8h/semana em 1990 para somente 6h/semana em 1999. Assim, objetivou-se a reformulação do programa da disciplina, de forma a eliminar "excessos e repetições"; assegurando a compreensão dos fundamentos teóricos envolvidos, por meio da análise criteriosa do conteúdo, tradicionalmente trabalhado nesta disciplina [Baccan et al., 1994; Vogel, 1981]. Dentro de uma proposta de educação ambiental, a disciplina abordou o tratamento de resíduos para desenvolver nos alunos a consciência da preservação ambiental. Adicionalmente, pretendeu-se também a estruturação de uma outra disciplina de graduação sobre Tratamento de Resíduos Químicos, de caráter multidisciplinar, oferecida para alunos do 6o ou 8o semestre, do curso de Química. O objetivo desta disciplina era tornar o estudante capaz de tomar decisões sobre o gerenciamento de resíduos, como adotar procedimentos viáveis para a disposição final dos resíduos e tratar os resíduos químicos mais comuns existentes nos laboratórios de ensino. O aluno deveria aplicar seus conhecimentos químicos prévio, desenvolvidos durante o curso de graduação, na resolução de problemas reais. Além da qualificação técnica, esta disciplina pôde promover a atitude ética e responsabilidade ambiental, contribuindo para melhorar o perfil do futuro químico, como profissional e cidadão.