Caracterização do nível de compreensão do conhecimento químico solicitado dos alunos egressos do ensino médio brasileiro

AMAURO, Nicéa Quintino
Caracterização do nível de compreensão do conhecimento químico solicitado dos alunos egressos do ensino médio brasileiro
São Carlos/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2004. 175p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Antonio Aprigio da Silva Curvelo).

Resumo Este trabalho teve como objetivo identificar e caracterizar o nível de compreensão do conhecimento químico exigido dos alunos egressos do ensino médio brasileiro, para tanto se analisa as questões que solicitam conhecimentos de Química do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e as provas de Química da Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST), da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) e da Comissão Permanente para o Vestibular e Programas Educacionais da UNICAMP (COMVEST). Os concursos vestibulares e o ENEM têm atraído a atenção de pesquisadores do campo educacional que utilizam os dados gerados da análise para o diagnóstico do ensino médio. A opção de analisar as provas de Química dos concursos vestibulares para o ingresso nas Universidades Públicas Paulistas e do ENEM se justifica por serem estes exames instrumentos de verificação de resultado do sistema de ensino básico brasileiro, principalmente do sistema de ensino médio. A análise desenvolvida neste estudo contempla três itens: os conteúdos das provas de Química, os conhecimentos, as capacidades e as habilidades intelectuais exigidas na resolução das questões e a adequação das questões aos princípios pedagógicos da educação básica, contextualização e de interdisciplinaridade. O estudo revelou que os exames analisados solicitam compreensão do conhecimento químico em diferentes níveis. O ENEM solicita uma compreensão generalista dos conhecimentos químicos contextualizados pela utilização de fatos do cotidiano. A COMVEST solicita o entendimento de aspectos gerais do conteúdo da disciplina Química. A FUVEST busca verificar se o candidato possui compreensão mais detalhada dos conhecimentos químicos. A VUNESP, por sua vez, procura avaliar se o candidato compreende as leis, as fórmulas e o comportamento específico da matéria em reação.