Uso de termos personificadores por professores de química: uma análise qualitativa

ANDRADE, Lúcia Machado de
Uso de termos personificadores por professores de química: uma análise qualitativa
/SP, Universidade de São Paulo, USP, Ensino de Ciências (modalidades física, química e biologia), 2006. 177p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Carmen Fernandez).

Resumo O propósito deste estudo foi investigar o uso de termos personificadores por professores de química do ensino médio, dando ênfase ao tipo de uso – consciente ou inconsciente, à ocorrência de cada tipo – animismo e antropomorfismo (literal, metafórico e teleológico), aos motivos e contextos que acarretariam no seu uso e às concepções dos professores em relação à sua influência no processo de ensino-aprendizagem. O trabalho está estruturado em duas partes: na primeira, foram analisadas quinze encomendas de simulações computacionais elaboradas por um total de trinta e seis professores participantes do projeto LabVirt da Escola do Futuro da USP. Na segunda parte do trabalho, os termos personificadores detectados nas encomendas dessas simulações serviram de subsídio para a elaboração de um conjunto de tarefas e entrevistas (estruturada e semi-estruturada) que foram utilizadas para a análise de outro grupo de seis professores. A partir dos dados desta pesquisa, pode-se dizer que o uso de termos personificadores é uma prática comum dos professores investigados, embora isso ocorra de forma inconsciente. Esse uso aparece indistintamente entre professores com diferentes perfis acadêmicos e experiência docente. A recorrência ao uso desses termos está relacionada à abstração do conceito químico trabalhado em sala por estes professores. Eles consideram, ainda, que o uso desses termos auxilia no processo de ensino-aprendizagem de seus alunos. O antropomorfismo metafórico é o tipo mais freqüentemente utilizado. Além disso, os termos personificadores mostraram-se eficientes instrumentos de análise para inferir sobre os possíveis modelos mentais dos professores em relação a alguns conceitos químicos. Tais modelos foram revelados por meio do uso desses termos pelos professores, utilizados em seus respectivos modelos expressos. Tais resultados revelam que o uso inconsciente desses termos impossibilita uma autonomia do professor no que se refere ao controle da influência da linguagem sobre o processo de ensino-aprendizagem.