Na Linguagem Química a Produção de Conhecimentos e a Constituição de Subjetividades no Espaço Escolar

ANDRADE, Joana de Jesus de
Na Linguagem Química a Produção de Conhecimentos e a Constituição de Subjetividades no Espaço Escolar
Ijuí/RS, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUÍ, 2003. 248p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Otavio Aloisio Maldaner).

Resumo Meu objetivo, neste trabalho, é entender um pouco mais sobre a constituição pessoal/profissional e a produção de conhecimento através das dinâmicas interativas de um grupo de professores preocupados com a sua prática em sala de aula. Primeiramente teço algumas considerações acerca da construção da Ciência Química com o intuito de relacionar o aspecto de produção social de conhecimento com a produção do conhecimento escolar. Estudando algumas das principais teorias da educação enfatizo a relevância da abordagem histórico-cultural como eixo norteador para o entendimento das aprendizagens e desenvolvimentos produzidos nas interações e nas reuniões de estudo de um grupo de professores. Com base no referencial teórico vigotskiano, faço análises dos movimentos discursivos de uma das professoras de Química de um grupo de estudos e pesquisa. O primeiro momento acontece no grupo de estudos que se reúne numa escola estadual e é formado por professoras da escola e pesquisadores de uma universidade. O esforço do grupo é a formação continuada através do redimensionamento do currículo de Química e das análises de aulas de Química modificadas pelo estudo. O segundo momento é o acompanhamento de uma das professoras em sala de aula com uma turma do 2º ano do Ensino Médio trabalhando com o conteúdo compostos inorgânicos. A partir das considerações históricas de produção de conhecimentos e das análises dos movimentos discursivos busco teorizar entendimentos sobre o processo descrito. Analiso as interações produzidas entre as pessoas, mediadas pela linguagem, destaco a constituição (coletiva) da subjetividade, o trabalho docente e a produção do conhecimento, entrelaçando-se na construção da Ciência Química Escolar.