ALTARUGIO, Maisa Helena
"Este curso não se adapta à minha realidade" - Os conflitos de um grupo de professores de química em formação continuada
/SP, Universidade de São Paulo, USP, Ensino de Ciências (modalidade física e química), 2002. 144p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Adelaide Faljoni Alario, Leny Magalhães Mrech).
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Resumo |
Este estudo investiga os conflitos que um grupo de professores de Química em formação continuada apresentam quando confrontam a proposta do curso de capacitação com a realidade escolar na qual se encontram inseridos. As exigências para a formação do aluno embutidas na legislação atual na forma da LDBEM e dos PCNEM, resultado da última reforma educacional, refletem na formação do professor, que se vê compelido a buscar nos cursos de capacitação o conhecimento que supôe resolver os problemas complexos da sala de aula. Por meio de questionários e entrevistas com um grupo de professores de Química, identificamos os elementos que contribuíram para a construção de um novo saber a respeito de seus papéis como professores bem como o papel da Química no contexto de uma educação para a realidade. A realidade, considerada como única e universal pelo senso comum e para a qual todos os indivíduos de uma sociedade devem ser preparados, por meio de escola, confronta-se com uma visão de realidade e de real que é singular de cada professor. A partir daí, o papel do professor e do ensino da Química são assumidos na direção do preenchimento das supostas necessidades dos alunos. Os meios pelos quais a Pedagogia e a Psicologia pretendem capturar os sujeitos, controlar a aprendizagem e garantir resulatdos são questionados pela Psicanálise. Nesse sentido, os conceitos psicanalíticos, particularmente a noção de real, contribui para uma reflexão do ato educativo, apontando as limitações e as impossibilidades de uma educação nesse contexto.
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