Investigando as Concepções de Avaliação dos Professores Egressos do Instituto de Química da PUCRS

ALBUQUERQUE, Rejane Azambuja Medeiros de
Investigando as Concepções de Avaliação dos Professores Egressos do Instituto de Química da PUCRS
Porto Alegre/RS, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC-RS, Educação, 1998. 207p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Roque Moraes).

Resumo O objetivo desta pesquisa foi investigar as concepções de avaliação de professores de Química, atuantes no ensino médio, em Porto Alegre, egressos do Instituto de Química da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Esta pesquisa foi realizada durante os anos de 1997/1998 e envolveu dez ex-alunos do IQ-PUCRS, todos atuantes em escolas de Porto Alegre. Para coleta das informações foram usadas entrevistas individuais, seguidas de um encontro geral no qual se fez um debate e uma reflexão sobre avaliação. Os dados foram submetidos a um procedimento de análise com subsídios teóricos da análise de conteúdo. As categorias emergentes desta análise foram: finalidade da avaliação; avaliação e as relações de poder e vivência do professor. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de reformular o curso de licenciatura e oportunizar aos professores em formação, maior contato com a escola e com as situações específicas de sala de aula. A pesquisa não esgota as possibilidades de compreensão e análise do tema proposto, mas serviu para contribuir de alguma forma para solução de problemas e distorções presentes no processo de avaliação, com os quais os professores se defrontam no dia-a-dia de sua prática profissional.