AIRES, Joanez Aparecida
História da Disciplina Escolar Química: o caso de uma instituição de ensino secundário de Santa Catarina 1909 - 1942
/SC, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Educação Cientifica e Tecnológica, 2006. 253p. Tese de Doutorado. (Orientador: Carlos Alberto Marques).
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Resumo |
Neste trabalho apresento uma pesquisa sobre a história da disciplina escolar Química numa instituição de ensino secundário catarinense no período de 1909 a 1942. O objetivo é compreender como foi sendo construída esta disciplina, quais os fatores que influenciaram essa construção e, a partir deste estudo, num lócus específico, estabelecer relações com a construção social dessa disciplina no Brasil naquele período. A metodologia empregada foi a da pesquisa histórica, tendo como pressuposto a compreensão ampliada da noção de documento. As fontes analisadas foram livros didáticos e artigos escritos pelos padres/professores, relatórios do Ginásio, jornais de circulação da época, documentos oficiais, bem como foram realizadas entrevistas com ex-alunos que estudaram no Ginásio naquele período. A fundamentação teórica a partir da qual esta pesquisa foi estruturada baseia-se nos estudos sobre História das Disciplinas Escolares (HDE), especialmente nos trabalhos de Ivor Goodson. Algumas das contribuições desta pesquisa consistem em fazer emergir questões pouco exploradas na historiografia da Educação brasileira, como a mudança ocorrida na formação dos jesuítas no final do século XIX, a qual se refletiu na construção das disciplinas da área das Ciências Físicas e Biológicas no período anterior à década de cinqüenta do século XX, na região sul do Brasil. No entanto, a questão fundamental que perpassa todo este trabalho consiste na discussão sobre a relação entre os objetivos do ensino secundário propostos no currículo oficial e a pouca relevância social que caracterizava (ou ainda caracteriza) a disciplina escolar Química no currículo real do ensino secundário brasileiro.
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