A construção do ser professor através de narrativas de professores de Química

ALHEIDA, Miriam e Souza de
A construção do ser professor através de narrativas de professores de Química
Juiz de Fora/MG, Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, 1998. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Maria Teresa de Assunção Freitas).

Resumo Partindo da compreensão de que o curso de licenciatura em Química é por excelência o locus formador do professor de química, o presente trabalho objetiva analisar a contribuição dada pelo referido curso para a construção de ser professor, ou seja, para o desenvolvimento das concepções que esse profissional tem a respeito do seu fazer específico e que vão estar delineando sua postura pedagógica. Dessa forma, a análise não privilegia o curso em si; o foco foi ajustado para as percepções que os professores têm sobre o processo formador que experienciaram e que foram sendo reelaboradas no decorrer da prática. A pesquisa dá voz a quatro professores atuantes na cidade de Juiz de Fora, MG. Foram escolhidos professores com práticas variadas, que trabalham em realidades distintas com os quais foram realizadas entrevistas não estruturadas. A metodologia adotada foi a história de vida com um recorte no percurso de formação profissional, entendido como um processo contínuo que começo com a opção pelo curso de Química e que se prolongou com a prática profissional. A partir da evocação de suas lembranças sobre o curso superior e de seus percursos profissionais, foi sendo traçado um perfil do curso de Licenciatura em química. Percebeu-se que esse curso não se organiza e não se estrutura de forma a preparar profissionais para o fazer pedagógico. Ao mesmo tempo em que vai delineando o perfil do curso de professores de química, o trabalho vai revelando as contribuições da abordagem histórico cultural do conhecimento, através de Lev S. Vygotsky e de Mikhail Bakhtin. Através desse referencial teórico, o trabalho propõe a restruturação dos cursos de licenciatura em Química a fim de que seja favorecida a construção de um “professor interativo” baseada na proposição do professor reflexivo de Schön.