NETO, Waldmir Nascimento de Araujo
Relações históricas de precedência com orientações para o ensino médio de química: a noção clássica de valência e o livro didático de química
Niterói/RJ, Universidade Federal Fluminense, UFF, Educação, 2003. 277p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Sonia Krapas Teixeira).
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Resumo |
O presente trabalho examina a forma como a noção clássica de valência é apropriada pelo currículo do Ensino Médio de Química, através da análise de vinte e sete livros didáticos novos e antigos. Os livros didáticos estão divididos em três categorias: Ensino Médio, Ensino Fundamental e Ensino Secundário. Com o objetivo de auxiliar a leitura dos livros didáticos no que se refere à apropriação da história do conceito, apresenta-se uma reconstrução racional da noção clássica de valência. O estabelecimento de um viés metodológico amparado na utilização de matrizes de precedência e de mapas conceituais permitiu verificar que há prevalência na utilização de uma relação precedência específica, caracterizada como relação [A, P, L], a qual se refere aos temas: atomística, periodicidade química e ligações químicas. Essa relação de precedência constitui o chamado “núcleo forte” de uma estratégia didática, conforme endereçada pelos autores, para o aprendizado dos aspectos relacionados à estrutura da matéria. Um contraponto ao que é encontrado nos livros atuais é observado nos livros do antigo Ensino Secundário, nos quais não se observa a precedência [A, P, L]. Nesse sentido, considera-se o material do Chemical Bond Approach Committee – CBA – como uma forte influência para a implementação dessa precedência. No que se refere a uma aproximação mais ampla com a história da ciência, percebe-se que há preponderância de uso da história como eixo organizador na apresentação dos temas relacionados à mecânica quântica, mas que as relações históricas de precedência são, em geral, negligenciadas. Como alternativa a esse modo predominante de organização dos aspectos destinados à aprendizagem da estrutura da matéria, propõe-se a utilização de uma estratégia baseada na história da noção clássica de valência.
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