ALENCASTRO, Paulo Roberto de
Representações dos discentes do curso de Licenciatura Plena em Química da UFMT, sobre a sua formação profissional
Cuiabá/MT, Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, 2003. 118p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Mauricéa Nunes).
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Resumo |
O tema "formação de professores" encontra-se muito atual, até mesmo devido às discussões sobre os cursos de licenciaturas desencadeadas em todo o país. Sabe-se que a formação de professores é extremamente importante para um ensino de qualidade, desde que esta formação seja produtora de saber e formadora de cidadãos críticos capazes de avaliar de forma reflexiva as situações de ensino e aprendizagem as quais poderão estar submetidos. Desta forma, este trabalho se propôs a pesquisar as representações dos licenciandos do Curso de Licenciatura Plena em Química da UFMT, sobre a sua formação profissional. A amostra selecionada, seguindo o objetivo da pesquisa, foi então representada pelos licenciandos que estavam cursando a disciplina de Prática de Ensino de Química III - Estágio supervisionado, por ser esta a última disciplina didático-pedagógica do Curso. Os dados, coletados através de um questionário com perguntas abertas, procurou conhecer e construir o perfil destes licenciandos e as representações em relação ao curso. Buscou-se também pesquisar os conhecimentos inerentes à formação do professor e questões especificas à sua formação. Os relatos das representações destes licenciandos foram analisados qualitativamente. Como resultado, verificamos que, em parte, falta-lhes conhecimentos suficientes para desenvolverem suas atividades profissionais, mas acreditam na formação continuada para suprir estas deficiências. Manifestaram-se também, sobre questões referentes a profissão professor e concepções de metodologias pedagógicas, ao qual apresentaram particularidades com pedagogias discutidas por diversos autores que seguem tendências moderna de educação, professor qualitativo, pesquisador, etc.
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