Valência: Adjetivo ou substantivo? Uma visão de professores, de livros didáticos e de estudantes do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal da Bahia

PENHA, Abraão Felix da
Valência: Adjetivo ou substantivo? Uma visão de professores, de livros didáticos e de estudantes do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal da Bahia
Salvador/BA, Universidade Federal da Bahia, UFBA, 2005. 84p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Adelaide Maria Vieira Viveiros).

Resumo O presente trabalho tem como objetivo compreender a abordagem do conceito de valência na visão dos professores, dos livros didáticos e dos estudantes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal da Bahia, em Salvador-BA. O percurso metodológico utilizado foi uma construção, através da literatura, de um breve histórico do conceito; uma coleta da visão dos professores da disciplina Química Geral I e estudantes da disciplina Metodologia e Prática de Ensino de Química II sobre o conceito, através de questionários e a visão dos livros didáticos da disciplina Química Geral I, através da análise do livro, utilizando alguns critérios comuns aos utilizados nos questionários. O que se pode concluir é que a visão dos pesquisados não difere muito uma da outra e que no final do curso o estudante tem uma idéia do conceito de valência muito parecida com a do ensino médio e que, mesmo na universidade, se trabalha com o conceito como um adjetivo: elétrons de valência ou teoria da ligação de valência e não como um substantivo, ou seja, que houve um contexto de produção desse conceito e que ele se articula com outros conceitos, formando uma teia de relações.