Utilização de materiais de baixo custo no ensino de Química conjugados aos recursos locais disponíveis

WISNIEWSKI, Gerônimo
Utilização de materiais de baixo custo no ensino de Química conjugados aos recursos locais disponíveis
Florianópolis/SC, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 1990. 209p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: André Valdir Zunino).

Resumo Em pesquisa do tipo participante/ação em sala de aula, 18 professores de Química do 2o grau operacionalizam Princípios de Procedimentos de Ação Docente (PPADs), associados com o emprego de Materiais de Baixo Custo (MBCS) e conjugado com os Recursos Locais Disponíveis (RLDs), durante um ano. Avalia a inovação no ensino-aprendizagem por meio do paradigma sócio-antropológico da Avaliação Iluminativa. Fundamenta-se em idéias/teorias sobre desenvolvimento curricular e em uma visão de educação problematizadora. Aponta o valor educacional do emprego de MBC/RLDs e conclui que o processo ensino-aprendizagem de Química no 2o grau torna-se mais Heurístico e Problematizador, enfatizando assim o educando como um ser social.