Uso De Modelos Moleculares Por Alunos De Ensino Médio: Contribuições Para O Desenvolvimento De Modelos Mentais De Conceitos Químicos

OLIVEIRA, Ricardo Castro de
Uso De Modelos Moleculares Por Alunos De Ensino Médio: Contribuições Para O Desenvolvimento De Modelos Mentais De Conceitos Químicos
São Carlos/SP, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, 2012. Tese de Doutorado. (Orientador: Luiz Henrique Ferreira).

Resumo Este trabalho teve por objetivo analisar a contribuição dos modelos moleculares para o processo de evolução dos modelos mentais de alunos do primeiro ano do Ensino Médio, em relação aos seguintes conceitos químicos: substância, reagentes, produtos, rearranjo, Lei de Proust, Lei de Lavoisier, balanceamento, estequiometria e a representação submicroscópica de reações químicas. O projeto contou com a participação de 335 alunos e 06 professores de Química de três escolas públicas da região de São Carlos/SP. A coleta de dados foi realizada em duas etapas: a primeira ocorreu durante o ano letivo de 2011, nas escolas, e a outra no período de férias dos alunos, durante um minicurso realizado nas dependências do Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Química (LENAQ), da Universidade Federal de São Carlos/SP. Foram elaboradas atividades envolvendo os conceitos mencionados e cada aluno dispunha de um kit do modelo molecular Atomlig e de uma balança de plástico, que poderiam ser utilizados para auxiliar nas questões propostas. Os dados foram coletados por meio de registros escritos, entrevistas e filmagens. Foi possível constatar que a maioria dos alunos (47,2%) apresentou uma evolução significativa nos modelos mentais dos conceitos químicos selecionados. Uma parcela considerável (45,1%) apresentou uma oscilação em relação à compreensão dos conceitos, enquanto alguns alunos (7,4%) mantiveram o desempenho constante e a minoria (0,3%) apresentou uma regressão, ao longo do ano letivo. Os dados permitiram inferir que, de maneira geral, os alunos apresentaram indícios de aprendizagem significativa durante o minicurso, o que evidencia a relevância dos modelos moleculares para o processo de evolução dos modelos mentais dos alunos.