Unidade de aprendizagem: proposta de trabalho para a construção do conhecimento químico

FREY, Gislaine Francisca Meurer
Unidade de aprendizagem: proposta de trabalho para a construção do conhecimento químico
Porto Alegre/RS, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC-RS, Educação em Ciências e Matemática, 2005. 114p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Nara Regina de Souza Basso).

Resumo O presente trabalho é o relato de uma pesquisa de análise e compreensão sobre as contribuições que a proposta de trabalho - unidades de aprendizagem - pode trazer ao processo de construção do conhecimento em química. Por meio da análise de depoimentos, de ocorrências de sala de aula e da produção escrita, são apresentadas neste trabalho, as diversas atividades que auxiliaram na aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades e competências a doze alunos do Ensino Médio de uma Escola Pública. Esta proposta de trabalho foi desenvolvida através do educar pela pesquisa, onde os alunos aprenderam a aprender com pesquisa em sala de aula, com diálogo e com a produção escrita, sempre tendo o professor como mediador do processo de aprendizagem. A análise dos dados apontam para as diversas atividades como motivadoras para o conhecimento, onde os alunos demonstraram raciocínio próprio na construção dos conceitos químicos com argumentação fundamentada ao defender suas idéias e traduziram, por meio de textos, as evoluções dos seus conhecimentos químicos.