Unidade De Aprendizagem Fundamentada No Educar Pela Pesquisa Sobre Compostos Inorgânicos: Estudo De Caso

FORSTER, Carolina Jardim Firpo
Unidade De Aprendizagem Fundamentada No Educar Pela Pesquisa Sobre Compostos Inorgânicos: Estudo De Caso
Rio Grande do Sul/RS, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC - Rio Grande do Sul, 2012. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Maurivan Güntzel Ramos).

Resumo Este trabalho relata uma investigação, cujo objetivo foi compreender de que modo uma Unidade de Aprendizagem, baseada no Educar pela Pesquisa, pode contribuir para a aprendizagem significativa do tema sobre compostos inorgânicos no Ensino Médio. A investigação foi realizada com uma turma de alunos matriculados na primeira série do Ensino Médio em uma escola da rede privada de ensino de Porto Alegre, RS. A Unidade de Aprendizagem foi desenvolvida no segundo trimestre de 2011. A pesquisa desenvolveu-se com base em uma abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram: questionários, para a identificação dos conhecimentos prévios e posteriores ao desenvolvimento da Unidade de Aprendizagem e registros realizados pela pesquisadora ao longo das atividades. Para a análise e interpretação dos dados coletados antes, durante e após o desenvolvimento da Unidade de Aprendizagem, foi utilizada a metodologia da Análise Textual Discursiva proposta por Moraes e Galiazzi (2007). A partir da análise percebeu-se como as atividades desenvolvidas possibilitaram a identificação de mudanças no saber inicial dos sujeitos, destacadas pela complexificação de suas concepções nas descrições finais do estudo. Este trabalho proporcionou que as estratégias pedagógicas desenvolvidas na investigação possibilitassem a ampliação do conhecimento. Constatou-se a relevância da abordagem de metodologias diferenciadas em sala de aula para uma concretização no processo de ensino-aprendizagem. Destacam-se como conclusões, a importância da abordagem de temas relevantes, da consideração de informações a respeito dos conhecimentos iniciais e interesses dos alunos e da interação professor-aluno no desenvolvimento da pesquisa.