SANTOS, Dayane Graciele dos
UMA VISÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS PROJETOS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Catalão/GO, Universidade Federal de Goiás, UFG, 2013. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Simara Maria Tavares Nunes).
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Resumo |
Atualmente, muitas discussões são realizadas sobre a forma que a Educação Ambiental tem sido abordada na escola e na disciplina Química e se os docentes estão preparados para tratar desta temática. Assim, este trabalho se propõe a mapear os subprojetos Pibid/Química da região Centro-Oeste, a investigar se os mesmos preveem e realizam ações com dimensão ambiental e se estas têm contribuído para a formação inicial e continuada de educadores ambientais. Para tal, utilizou-se a metodologia de pesquisa qualitativa sob o enfoque do estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio da leitura de alguns subprojetos Pibid/Química da região Centro-Oeste e por meio de questionários online aplicados a professores coordenadores e supervisores participantes do programa. Para o tratamento dos dados foi utilizada a Análise Textual Discursiva que deu origem a quatro categorias: Ações desenvolvidas e concepções de Educação Ambiental, Educação Ambiental e relação com o ensino de Química, Estratégias didáticas dos subprojetos Pibid/Química da região Centro-Oeste e Contribuições do Pibid para a formação inicial e continuada de educadores ambientais. Pelos resultados percebe-se que mesmo que existam vários subprojetos Pibid/Química na região Centro-Oeste, são poucos os que preveem e desenvolvem ações de dimensão ambiental. Por mais que os professores reconheçam a possibilidade da contextualização e do trabalho interdisciplinar por meio do uso de temas ambientais, as ações descritas são simples e pontuais, indicando que há dificuldades em se trabalhar com a dimensão ambiental sob uma vertente crítica que possibilite a formação de alunos para o exercício da cidadania. Contudo, pelos relatos dos poucos professores que trabalham com a dimensão ambiental, há indícios da contribuição do Pibid para a formação de educadores ambientais pela possibilidade de reflexão sobre as ações. Assim, acredita-se que se mais subprojetos trabalharem com a dimensão ambiental e se forem criados espaços para reflexão sobre as práticas pedagógicas envolvendo professores coordenadores, supervisores e bolsistas de iniciação a docência este programa pode contribuir para a formação dos envolvidos e para a efetivação da Educação Ambiental na escola e na disciplina de Química.
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