Uma Proposta de Sequência Didática Sobre Metais: Características, Usos, Produção e Impactos Ambientais para a Primeira Série do Ensino Médio

OLIVEIRA, Andre Luiz Dos Santos
Uma Proposta de Sequência Didática Sobre Metais: Características, Usos, Produção e Impactos Ambientais para a Primeira Série do Ensino Médio
Alagoas/AL, Universidade Federal de Alagoas, UFAL, 2015. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Paulo Cesar Costa de Oliveira).

Resumo O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de apresentar, aos professores de Química da primeira série do Ensino Médio, uma Sequência Didática abordando a temática “Metais: características; usos; produção e impactos ambientais”. A ideia de trabalhar com o tema surgiu a partir da possível utilização, em sala de aula, do kit experimental de nome “Quimikit – Os metais”, pertencente ao acervo da Usina Ciência (Núcleo de extensão da Universidade Federal de Alagoas/UFAL). Este material didático foi confeccionado em meados de 2004 pelos professores Dr. Reinaldo Augusto Rodrigues e Dr.ª Tania Maria Piatti e pela então bolsista Rosângela Moura de Paula. O produto foi utilizado na época pela acadêmica Rosângela em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com o seguinte título: Contribuição para a melhoria do Ensino Básico de Química: Confecção do KIT "Os metais". Em 2007, utilizamos o mesmo material didático no TCC que fizemos, tendo como função principal a sua aplicabilidade, este último recebeu então o título: “Teoria e prática: uma estratégia para lecionar química a partir de kits experimentais”. A pesquisa foi discutida à luz da teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel (1980) e Marcos Moreira (2006), tendo em vista que os mesmos a definem como um processo através do qual uma nova informação se relaciona de maneira não arbitrária e substantiva (não literal) à estrutura cognitiva do aprendiz, passamos a trabalhar com a ideia de propor maneiras organizadas de ensino adequadas a essa finalidade. Propusemos o conhecimento químico sob a perspectiva da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), segundo Marcondes (2009) esta metodologia melhora a criticidade dos alunos, promovendo o interesse pelas Ciências. A Sequência Didática (SD) proposta foi confeccionada em doze (12) aulas, contendo três questionários (levantamento de conhecimentos prévios, exercícios de fixação e exercícios propostos); texto; vídeo; tabelas plastificadas; experimentos entre outros abordados neste trabalho. A SD foi elaborada tomando como base todos os itens presentes no Quimikit, seguindo propostas e orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN – Brasil). Por fim, esperamos que este produto educacional auxilie os professores de Química da primeira série do Ensino Médio em suas aulas de acordo com o tema “Metais”, fortalecendo assim o processo ensino e aprendizagem consequentemente a construção do conhecimento.