Uma proposta alternativa para o ensino de química usando a pintura como contexto

CEOLIN, Maria Clara Maia
Uma proposta alternativa para o ensino de química usando a pintura como contexto
São Paulo/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2005. 178p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Bayardo Baptista Torres).

Resumo A Ciência e a Arte são duas formas de expressão de talento. Ambas usam imagens e experimentam situações imaginárias e, ainda que os meios utilizados sejam muitos diferentes, a subjetividade no processo criativo em Ciência e Arte é muito parecida. Partindo do pressuposto que a Química e a Arte não se constituem em universos autônomos, a relação entre a Química e a Arte fornece um currículo viável para uma abordagem interdisciplinar. Considerando a baixa motivação e mesmo o desinteresse pelas aulas de Química buscou-se fazer uma investigação em torno dos seguintes questionamentos: 1) Que abordagem possibilita estabelecer uma ponte entre o ensino de Arte e de Química, aproveitando a motivação da primeira para efetivar a compreensão de conteúdos químicos? 2) Como expandir o interesse dos alunos nas aulas de Química abrangendo a História, a Geografia, a Língua Portuguesa e a Matemática? 3) Como "recriar" esse ser humano crítico, consciente, com alegria de aprender, completo após anos de ações que o fragmentaram? Para tentar responder a estas questões aplicou-se atividades envolvendo Arte para alunos de escolas públicas e particulares e para professores de Química, tendo como tema gerador a evolução dos materiais empregados na Arte ao longo da história do homem. As atividades propostas são de simples execução, mas requerem do educador entusiasmo e um certo desapego aos modelos de ensino tradicionais. Os conteúdos de Química foram abordados através de pintura com carvão, à têmpera, a técnica de marmorização, coleta e preparação das tintas e análise de filme. O processo foi dinâmico e levou a um nível de satisfação e de liberdade de produção do próprio conhecimento, além de não ficar restrito às especificidades de Química nem de Arte. As atividades implantadas foram bem avaliadas pelos participantes envolvidos.