KUTSCHER, Oscar Juarez
Uma idéia relacionadora - ciência, tecnologia e sociedade - na transformação de um código educacional de coleção em um código educacional de integração, no ensino de Química do I e II graus em escolas públicas de SC
Florianópolis/SC, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Educação, 1997. 91p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: André Valdir Zunino).
|
Resumo |
As transformações que ocorrem na sociedade, inerentes a ela também acontecem no sistema educacional, e fazem com que a pedagogia, o currículo e a avaliação se direcionem em conflitos propiciando uma porta de saída, aberta às novas propostas pedagógicas decorrentes de pesquisas fundamentais fundamentada, com análises seguras dos dados obtidos. Este trabalho apresenta uma pesquisa de caráter qualitativo, com ênfase na intervenção em sala de aula, realizada por professores envolvidos no desenvolvimento de um processo interativo de ensino e aprendizagem de química, no ensino médio e fundamental em escolas públicas de SC, através da integração da idéia relacionadora: ciência, tecnologia e sociedade (CTS). A pesquisa fundamentalmente relaciona códigos de conhecimento educacional e a interação do ensino e aprendizagem de química com CTS. Seu estudo teve como princípio os fundamentos da teoria sociológica de Bernstein em educação (1986) no reconhecimento do contexto social como fator de interação do ensino e aprendizagem de química ao operacionalizar-se a integração da idéia relacionadora CTS, transformando assim os códigos de conhecimento educacional. Participaram deste estudo alunos pertencentes à classe trabalhadora e professores de química e de ciências de oito escolas públicas das cidades de Canoinhas e São Bento do Sul - SC. Neste processo foi dada prioridade à "viragem dos princípios de integração social" no âmago da ordem instrumental da escola. Assim, ao acontecer a "viragem" do currículo, da pedagogia e da avaliação, objetiva-se um código educacional de integração em oposição ao de coleção.
|