UMA GENEALOGIA DO ENSINO DE QUÍMICA NO BRASIL

RIGUE, FERNANDA MONTEIRO
UMA GENEALOGIA DO ENSINO DE QUÍMICA NO BRASIL
Santa Maria/RS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, UFSM, 2017. 149p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: GUILHERME CARLOS CORREA).

Resumo A presente dissertação tem como proposta investigar as forças que concorrem para o aparecimento da Química enquanto disciplina obrigatória para todo jovem brasileiro. Através de um panorama Genealógico (FOUCAULT, 1979), busca-se apresentar o jogo de forças empenhado de instauração dessa ciência como disciplina no Brasil, bem como suas primeiras manifestações, de modo a identificar e entender as condições de possibilidade que a fizeram emergente no currículo como Ensino de Química para todo jovem brasileiro. Inicio com os três blocos que fundamentam a dissertação, os quais perpassam pelo Ensino de Química no Brasil do Período Colonial e Imperial – indo ao encontro da Reforma Pombalina e dos Estatutos da Universidade de Coimbra, transitando pela Primeira República e o Desenvolvimentismo brasileiro, a primeira e segunda grandes guerras mundiais, aventurando-me em problematizar sobre os satélites Sputnik 1 e 2, a Ditadura Militar no Brasil e os Acordos MEC/USAID. Raros são os autores que se debruçaram em estudar sobre a instauração do Ensino de Química no Brasil, porém, sem direcionarem-se para entender as operações de Estado e forças que concorreram para consolidação de um currículo único, contemplando essa disciplina no país. Os ‘ditos’ e ‘não ditos’, muito aquém do que contar ‘uma’ História do Ensino de Química no Brasil, buscam, através deste trabalho de dissertação, pensar a individualização pela via da totalização na Escola Nacional, fortemente relacionada com a Teoria dos Sistemas. Busca-se problematizar, numa perspectiva Genealógica, o que estamos fazendo com o que fizeram de nós durante esse movimento de instauração e consolidação da obrigatoriedade do Ensino de Química para ‘todos’ e ‘cada um’. Mapear para abrir outros espaços, movimentos e, olhar com atenção para a emergência da Formação de Professores de Química nesse contexto. Atravessa a presente dissertação a História da Educação no Brasil, a História da Ciência e as operações de Estado em meio ao interesse desenvolvimentista, até a LDBEN nº 5.692 de 1971, no auge da Ditadura Militar.
Nível EM
URL http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13153