SCHEIDE, Tereza de Jesus Ferreira
Uma experiência sobre a utilização de estratégias de ensino de Ciências em estudos de recuperação de alunos da escola de 1º grau
São Carlos/SP, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, 1981. 174p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Maria Cecília de Oliveira Micotti).
|
Resumo |
Verifica se as causas do insucesso do aluno nos estudos de Ciências deve-se a fatores de ordem pessoal ou a procedimentos de ensino utilizados em sala de aula. Também verifica os efeitos da utilização de estratégias, baseadas na participação do aluno, em atividades de investigação, orientadas de acordo com os pressupostos teóricos apresentados por Hilda Taba. Investiga alunos de 6ª série do 1º grau, encaminhados para recuperação em Ciências. Desenvolve dois estudos: um exploratório, destinado a caracterizar a situação de recuperação, averiguando-se as dificuldades dos alunos e as estratégias utilizadas em sala de aula; outro, que se refere à validade de estratégias de ensino de Ciências, mediante a comparação de seus efeitos num grupo experimental em confronto com um grupo controle. A recuperação do grupo controle foi desenvolvida pelo professor da classe, que utilizou procedimentos de ensino baseados em exposição oral e leituras já realizadas, versando sobre a matéria. A recuperação do grupo experimental foi realizada por estagiários do Curso de Licenciatura em Ciências, devidamente treinados para desenvolver atividades práticas, com ênfase na investigação orientada para a compreensão da matéria. Conclui que há maior adequação na abordagem do ensino de Ciências como um processo de investigação (grupo experimental), em confronto com a abordagem do ensino de Ciências como produto do trabalho científico (grupo controle). Devido a sua flexibilidade a diferentes conteúdos, os dados obtidos sugerem a possibilidade da utilização desta estratégia em situação normal de sala de aula, possibilitando organizar sua programação de acordo com as dificuldades dos alunos e materiais disponíveis.
|