TAVARES, Sued Teixeira
Uma experiência no estágio supervisionado das Licenciaturas de Matemática, Física e Química da Universidade Federal do Maranhão
Campinas/SP, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 1982. 154p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Henry G.Wetzler).
|
Resumo |
Descreve o desenvolvimento e aplicação de uma proposta para a Formação de Professores de Química, Física e Matemática na Universidade Federal do Maranhão, restrito à Prática de Ensino de Ciências Exatas. O Estágio Supervisionado em escolas de 2o grau caracteriza-se pelo treinamento de Habilidades Técnicas específicas, através do Microensino, com aulas previstas para dez minutos, destacando-se, do conjunto, capacidade de: organizar o contexto; variar o estímulo; ilustrar com exemplos; propiciar "feed-back"; empregar reforços; estimular perguntas; preparar o ambiente; concluir o fechamento e desenvolvimento do senso crítico-reflexivo relativamente ao próprio desempenho. Os resultados de aproveitamento indicam que as estratégias utilizadas foram acentuadamente positivas, embora a televisão, que permitiria ao estagiário observar a si mesmo numa situação pedagógica (autoscopia), tivesse sido substituída por processo especialmente estruturado, controlado com o uso de recursos e técnicas de observação sistemática. Sugere, em conseqüência, a extensão do Microensino a todos os estagiários de Licenciatura, bem como a implantação de um Circuito Fechado de Televisão para o desenvolvimento da auto-análise dos alunos-mestres em seus desempenhos.
|