TADDEI, Luciana
Uma experiência de ensino de Ciências discutindo ferrugem na pré-escola
/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2003. 136p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Maria Eunice Ribeiro Marcondes).
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Resumo |
O principal objetivo deste trabalho foi verificar a possibilidade de crianças da pré-escola aprenderem Ciências, quando atividades experimentais lhes são propostas. Apoiando-se das idéias de Piaget, foi elaborado um conjunto de atividades sobre a ferrugem. Essas atividades foram aplicadas em quatro encontros, os dois primeiros, objeto de análise deste trabalho, baseados em atividades de conhecimento físico. Foi possível constatar que para elaborar as próprias idéias as crianças se nutrem mais das experiências vivenciadas do que as teóricas, chamando-nos a atenção da importância do lúdico como um fator colaborador para a ocorrência da aprendizagem em Ciências. No primeiro encontro com as crianças, no qual foram abordados seus conhecimentos prévios sobre a ferrugem e os fatores causadores da mesma, a participação das crianças foi intensa. Esse resultado certamente está vinculado à adequação da metodologia usada. O segundo encontro constou de relatos das crianças com relação à experiência dos pregos, feita em casa, que envolveu os pais na atividade. Os dois últimos encontros envolveram uma aula no laboratório e a análise dos resultados experimentais, elaboradas para que as crianças pudessem responder a um desafio a elas apresentado sobre a proteção contra a ferrugem de navios. Esse desafio constou de uma situação problema real e cotidiana, que conseguiu ter sentido para as crianças. Tais encontros permitiram a ampliação do conhecimento a respeito da ferrugem. Os resultados confirmam que crianças desta idade mantêm pouca interação dialógica entre si. Já, a interação com o professor aconteceu de forma surpreendente, devido, provavelmente, à curiosidade manifestada. A parceria estabelecida entre a professora da pré-escola e a "especialista" (professora de Química/investigadora) contribuiu para os bons resultados obtidos, sugerindo que este tipo de interação pode contribuir para o ensino de Ciências nessa fase da escolaridade.
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