Uma análise epistemológica do conceito de substância em livros didáticos de 5ª e 8ª séries do ensino fundamental

SILVEIRA, Marcelo Pimentel da
Uma análise epistemológica do conceito de substância em livros didáticos de 5ª e 8ª séries do ensino fundamental
/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2003. 144p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: João Zanetic).

Resumo Este trabalho consiste em uma análise epistemológica do conceito de substância apresentado, direta ou indiretamente, nos livros didáticos de 5ª e 8ª séries do ensino fundamental. O trabalho foi alicerçado na epistemologia de Gaston Bachelard utilizando, principalmente, as noções de obstáculo epistemológico e perfil epistemológico para estabelecer os critérios de análise. A partir destas considerações, procuramos identificar a presença de obstáculos epistemológicos e a existência, ou não, de uma preocupação dos autores com os diferentes momentos epistemológicos relacionados ao conceito de substância ao longo da história da evolução deste conceito. Foram analisados os livros de 5ª e 8ª séries, das seis coleções aprovadas pelo PNLD/2002, entendendo que estas refletem o ensino de ciências desenvolvido pela maioria dos professores das escolas públicas brasileiras, já que estes são distribuídos gratuitamente pelo governo federal. Pudemos detectar que, na maioria das coleções analisadas, prevalece a presença de obstáculos substancialistas e realistas, não havendo, também, uma preocupação com os diferentes momentos epistemológicos relacionados à evolução do conceito de substância. Enfim, a análise dos resultados indica que as coleções, em sua maioria, não apresentam uma preocupação maior com a construção do conceito de substância e, tão pouco, com as questões epistemológicas relacionadas a este conceito.