Uma abordagem sobre o desenvolvimento de competências com professores(as) de química do ensino médio

SANTOS, Verônica Tavares
Uma abordagem sobre o desenvolvimento de competências com professores(as) de química do ensino médio
Recife/PE, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, 2003. 108p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Maria Angela Vasconcelos de Almeida).

Resumo Este trabalho investigou como os (as) professores(as) de química concebem a abordagem por competências na escola e a noção de situação-problema. Participaram da pesquisa um grupo de professores(as) de química do ensino médio da rede pública e privada do estado de Pernambuco. A metodologia envolveu seis etapas: levantamento das concepções dos(as) professores(as) sobre o tema competência, utilizando como instrumento de pesquisa um questionário; categorização e validação das respostas desses(as) professores(as) ao questionário; discussão sobre a categoria competência na escola, usando como instrumentos um texto e uma fita de vídeo do autor Perrenoud; idéias prévias dos(as) docentes sobre situação-problema; discussão sobre noção de situação-problema e elaboração de uma situaçãoproblema piloto pelos(as) participantes. Os resultados mostraram que não háuma mobilização dos(as) professores(as) e escolas a fim de viabilizar a abordagem por competências. Ainda, a implementação dessa abordagem na escola será possível se o sistema educacional investir em melhores salários, recursos e tempo disponível. Além de uma formação continuada inserida no projeto pedagógico escolar, que propicie a cooperação entre professores(as) e a universidade e favoreça a discussão dos conteúdos de química, a metodologia e a avaliação. E, ao mesmo tempo, a construção de novas competências profissionais inerentes ao ofício docente.