NARDIN, Claúdia Schneiders
Uma abordagem metodológica de base científica num contexto tecnológico: Um estudo de caso no ensino de reações entre compostos da Química Orgânica
Santa Maria/RS, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, 2002. 243p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Arno Udo Dallmeyer).
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Resumo |
Este trabalho apresenta uma pesquisa na viabilidade no uso de uma abordagem metodológica, visando avaliar um provável aumento na aprendizagem do equacionamento de reações entre compostos inorgânicos, aplicada aos alunos da 2ª série do curso de grau médio e técnico em Química da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. O ensino do conteúdo relacionado aos compostos inorgãnicos apresenta-se tradicionalmente, como uma abordagem que pode levar os alunos a uma aprendizagem memorística, que vincula um conhecimento dogmático, compartimentalizado, reducionista e com fórmulas vazias de significação. A ênfase na memorização e a falta de correlação entre os conteúdos tem sido uma das características do ensino de química, muito evidenciados nos livros didáticos. Com uma metodologia referenciada na teoria de aprendizagem de David Ausubel e em modelos construtivistas de ensino, busca-se minimizar os problemas de aprendizagem das reações entre compostos inorgânicos, propondo uma migração de um processo memorístico de aprendizagem para um de significação do conhecimento químico. O ensino das reações nessa perspectiva utiliza uma estratégia que busca unificar os conteúdos de Química de diferentes níveis de escolaridade para desenvolver o tema proposto. Para tanto, busca-se resgatar conhecimentos anteriores como ligações químicas, teorias protônica e eletrônica, e antecipar aqueles sobre mecanismo de reações entre compostos orgânicos. Pela utilização destes mecanismos e através de analogias, constroem-se os mecanismos de reações entre compostos inorgânicos. A partir desses e com a modelagem construída do nível microscópico, o aluno pode escrever as equações simbólicas que representam esses fenômenos. Dessa maneira busca-se interligar e relacionar os conteúdos, a fim de propiciar uma aprendizagem não memorística, permitindo assim, que a informação se incorpore de forma não arbitrária. Nos procedimentos de ensino, foram utilizados os seguintes critérios buscando tornar a aprendizagem significativa: levantamento das concepções prévias dos alunos e dos conhecimentos considerados pré-requisitos (construção de mapas conceituais pelos alunos), utilização de definições operacionais e formais de conceitos, dos níveis macroscópicos – representacionais - microscópicos dos conteúdos, bem como a presença de exemplos e não exemplos e dependência entre fatos e generalizações. Por meio desse trabalho foi possível verificar que a integração dos conteúdos no ensino de Química, utilizando conceitos já existentes na estrutura cognitiva do aluno, pode facilitar a aprendizagem tornando-a significativa. As constatações dos resultados obtidos tanto pela análise dos instrumentos de avaliação da metodologia (avaliação feita pelos alunos através de entrevistas e opiniões descritivas), quanto pela avaliação de conhecimentos adquiridos, sugerem que a estratégia de ensino tem efeitos positivos em termos de mudança de atitudes (mais envolvimento com a aprendizagem) e de aprendizagem de conteúdos. Por meio dessa estratégia de ensino adequada para reações químicas, se pensou contribuir com o aluno para a sua aprendizagem e dessa forma um melhor desenvolvimento do perfil científico do aluno, com um conhecimento de química mais interligado e com habilidades e competências necessárias para cumprir as exigências do mercado de trabalho, de forma a propiciar ao aluno um melhor preparo frente a um mundo que desafia e em constante mudança. Também tem-se a expectativa, que este trabalho de pesquisa, possa disponibilizar uma metodologia de ensino diferenciada do tema reações químicas, e que essa seja utilizada por professores de química de maneira a propociar aos seus alunos uma aprendizagem significativa.
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