Um olhar sobre as relações entre o universo educativo da licenciatura e o mundo do trabalho - questões para a formação e profissionalização docente de professores e professoras de química

BOTAR, Eva Maria
Um olhar sobre as relações entre o universo educativo da licenciatura e o mundo do trabalho - questões para a formação e profissionalização docente de professores e professoras de química
Natal/RN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Educação, 2003. 141p. Tese de Doutorado. (Orientador: Isauro Beltrán Nuñez).

Resumo Presente trabalho se relaciona à Formação Inicial de Professores, tendo como objetos empíricos o contexto da licenciatura e o mundo do trabalho de professores e professoras de Química. Tem como objetivo apresentar, de um ponto de vista didático-pedagógico, um estudo acerca das relações entre estes dois contextos. Procura explicitar, do interior do processo formativo inicial, a natureza do entraves que dificultam o preparo inicial para a docência os quais trabalham contra um desenvolvimento profissional mais pleno das atividades docentes na escola básica por seus egressos. Serviu-se de uma cominação de estratégias qualitativas e quantitativas, por meio de um trabalho de triangulação metodologia e de bricolagem, em função do enriquecimento dos dados obtidos junto ao referencial empírico da pesquisa, Este, constituído por professores/as formadores e estudantes dos cursos de formação inicial, da licenciatura e do bacharelado em Química, por professores/as de Química em exercício; pelas diretrizes curriculares vigentes para a formação de,professores/as e as ordenações ocupacionais, a descrição dos gestos laborais dos profissionais da Química e dos profissionais da docência em Química na educação básica, disponibilizadas na Classificação Brasileira de Ocupações pelo Ministério do Trabalho e do Emprego brasileiro. As análises nos levam a acreditar na presença de fortes indícios de um descompasso entre a natureza dos processos formativos iniciais, no interior do universo da licenciatura e as solicitações laborais do mundo do trabalho dos professores e professoras na escola básica. Por meio das presenças e ausências detectadas nos materiais investigados, observamos o prevalecimento de tratamentos semelhantes, com poucas nuances qualitativa e quantitativamente diferenciadas, do prevalecimento de objetos de estudo semelhantes sendo proporcionados para a formação de profissionais com atribuições laborais futuras bem diferenciadas, a saber, para a formação de químicos e químicas e de professores de Química. Concluímos que tal fenômeno caracteriza um obstáculo de natureza epistemológica acerca da compreensão constitutiva do processo formativo inicial e que uma mais completa explicitação e detalhamento tornam-se necessários para sua superação. Ao mesmo tempo, percebemos, com o advento de manifestações concretas neste sentido, procedentes dos campos da investigação educacional, das confluências entre a pedagogia com a didática das ciências e das instâncias deliberativas e organizacionais, a emergência de novos rumos, à espera de um envolvimento e de uma participação mais efetiva de seus atores nestas páginas ainda em construção das novas dinâmicas formativas iniciais no interior de nossas licenciaturas.