RIBEIRO, Evandro Luiz da Luz.
Um olhar sobre as concepções de ciência e ensino de ciências entre alunos-concluintes de Química
Belém/PA, Universidade Federal do Pará, UFPA, 2005. 102p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Terezinha Valim Oliver Gonçalves).
|
Resumo |
O objetivo deste trabalho foi investigar as concepções de Ciência e de Ensino de Ciências entre alunos-concluintes de licenciatura Plena em ciências com habilitação em química, turma de concluintes do segundo semestre de 2004 na UFPA, contando com um total de 12 sujeitos de pesquisa. Para a identificação das concepções de ciência e ensino de ciências, foi elaborado um questionário, previamente testado com 15 alunos-concluintes do curso de licenciatura plena em biologia, objetivando a validação do instrumento de investigação e posterior reformulação. A versão final do questionário apresentou 12 questões, cujas respostas possibilitaram a construção de quadros, gráficos e tabelas contendo as respostas dos sujeitos da pesquisa. A análise dessas respostas orientou a construção de categorias de respostas com a identificação de concepções de ciência e ensino de ciências. A categorização foi feita a partir de uma aproximação ao pensamento epistemológico de Bacon, Comte, popper e Khun. Esses autores e outros me permitiram analisar as unidades de registros dos sujeitos, e identificar as concepções de ciência e ensino de ciências.
|