CAMARGO, Aline Souza
Um novo olhar sobre o tema medicação no ensino de química: uma proposta de educação para a saúde
Brasília/DF, Universidade de Brasília, UnB, 2014. 155p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Patrícia Fernandes Lootens Machado).
|
Resumo |
De acordo com dados fornecidos pelo Sistema Nacional de Informações Tóxico- Farmacológicas (SINITOX), o uso não racional de medicamentos é uma prática comum e preocupante em nosso país. Os problemas relacionados a essa prática têm graves consequências sociais, econômicas, ambientais e, dada sua complexidade e extensão, os órgãos responsáveis pela saúde no Brasil, não têm conseguido dar conta de equacioná-los. Com isso, percebeu-se a necessidade de se buscar articulações intersetoriais para promover ações mais efetivas em relação à saúde dos indivíduos. Nesse sentido, entendemos que a escola, como um centro cultural que interliga a comunidade escolar e a comunidade geral, pode contribuir, visto sua capacidade de promover a educação do conhecimento científico sem deixar de lado os aspectos histórico-culturais. Pensando em colaborar para promoção da saúde de quarenta alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública da cidade de Goiânia, desenvolvemos, aplicamos e avaliamos uma proposta didática a partir da temática Medicação, contextualizando conceitos estruturantes de Química Orgânica. No entanto, como se trata de um tema em que se faz necessário um aporte interdisciplinar do conhecimento, elaboramos atividades em que aspectos químicos, biológicos, históricos se mesclaram a questões de cunho tecnológico, social, ambiental, político e econômicas. O conjunto das ações se constituiu um estudo de caso, nos auxiliando a entender situações vivenciadas por nossos alunos, sendo possível fazer modificação na abordagem e adaptação dos instrumentos em função de situações imprevisíveis surgidas no curso da pesquisa. Com isso, objetivou-se colaborar com o desenvolvimento da capacidade crítico-reflexiva dos alunos em relacionar o conhecimento escolar, como resultante do encontro dos conhecimentos científico e cotidiano, com as aplicações tecnológicas e suas implicações sociais, ambientais, políticas e econômicas. Podemos inferir, pela análise dos resultados, que as estratégias favoreceram reflexões acerca da temática medicação e de aspectos correlatos, associando conceitos científicos, saberes popular e análise crítica.
|