CARMO, Miriam Possar do
Um estudo sobre a evolução conceitual dos estudantes na construção de modelos explicativos relativos a conceitos de solução e o processo de dissolução
/SP, Universidade de São Paulo, USP, Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia), 2005. 195p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Maria Eunice Ribeiro Marcondes).
|
Resumo |
O objetivo central deste trabalho foi o estudo da evolução das concepções de estudantes de 2ª e 3ª séries do Ensino Médio de duas escolas da Rede Pública de Ensino, sobre alguns conceitos, envolvendo a tema soluções e da utilização, dessas concepções na construção de um modelo que permitisse interpretar o processo de dissolução como um conjunto de interações entre as partículas constituintes do sistema. Partiu-se do pressuposto de que os estudantes possam ficar insatisfeitos com suas teorias de momento quando, o que acreditam, entra em contradição com as novas informações. Dessa forma, um processo em sala de aula foi desenvolvido para desencadear e encorajar discussões e reflexões sobre as próprias concepções, visando a reestruturação destas para níveis de maior abstração. O estudo se alicerçou em pressupostos construtivistas, e em estratégias de ensino para a mudança conceitual. Os resultados obtidos basearam-se na análise das concepções de estudantes, antes, durantes e após o processo de ensino, o que possibilitou a elaboração de níveis explicativos, os quais permitiram interpretação da evolução das concepções, desde as noções macroscópicas dentro do tema escolhido. Pode-se perceber uma evolução conceitual, de níveis concretos, com pouca abstração, para níveis conceituais, de níveis concretos, com pouca abstração, para níveis conceituais mais complexos, uma vez que os alunos estão habituados a raciocinar sobre o real. Portanto, as explicações apresentadas pelos alunos foram influenciadas pelos aspectos observáveis e pelas experiências vivenciadas. Também foi possível perceber a influência positiva na construção de conceitos quando da participação ativa do estudante, através de experimentos e experiências em sala de aula que lhes permitissem refletir sobre suas idéias e confrontá-las com outras. Nesta pesquisa procurou-se ir além do conhecimento das concepções alternativas, propondo um modelo de ensino que pudesse contribuir para a superação das mesmas, além de auxiliar os professores e planejarem um ensino mais significativo, especificamente dentro do tema soluções e em outros.
|