Um estudo de caso sobre a representação do conteúdo de isomeria no ensino médio através do hipertexto

FREITAS, Aline Luanda da Costa
Um estudo de caso sobre a representação do conteúdo de isomeria no ensino médio através do hipertexto
/, Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Ensino de Ciências e Matemática, 2008. 112p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Marlise Geller).

Resumo Este trabalho tem como proposta principal investigar o uso do hipertexto como recurso metodológico para o ensino de Química, considerando o potencial das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino. Para tanto fez-se necessária uma revisão de literatura envolvendo os seguintes tópicos: o ensino de química no nível médio, abordando também o tema Isomeria; as tecnologias de informação e comunicação no ensino de química e suas aplicações no ensino médio; e hipertexto e hipermídia como artefatos tecnológicos para a educação. A pesquisa foi realizada com alunos de uma turma de 3º ano do Ensino Médio, em uma escola pública do Estado do Rio Grande do Sul, onde a atividade proposta foi a construção de hipertexto sobre Isomeria Química. A metodologia utilizada para esta pesquisa tem caráter qualitativo, visto que se trata de uma pesquisa interpretativa, com base na técnica designada como estudo de caso, o qual se refere a um estudo empírico, que faz uso de várias fontes de evidencia. Como parte dos resultados, foram obtidos 12 hipertextos, desenvolvido pelos alunos. A partir desses hipertextos buscamos avaliar as representações criadas pelos alunos na forma de organização, disposição dos conteúdos e ainda os recursos práticos da tecnologia empregada. Os itens para a avaliação dos hipertextos produzidos foram elencados dentro de dois indicadores: o indicador autenticidade que busca avaliar o lado prático dos hipertextos, como a utilização de recursos de animação e cor de slides, além da aplicação do hiperlink para a navegação do hipertexto. O indicador representação dos conteúdos, cujo objetivo foi avaliar os conteúdos abordados sobre isomeria. Ainda dentro do indicador representação dos conteúdos julgou-se necessário avaliar de forma individual as representações das diferentes estruturas químicas utilizadas pelos alunos para exemplificar os tipos de isomeria. Outro aspecto presente nessa pesquisa foi um instrumento de coleta de dados aplicado aos alunos, que objetivou conhecer as concepções dos mesmos sobre o trabalho desenvolvido. De forma geral, os resultados obtidos apontam que uma metodologia de ensino com utilização de hipertextos é adequada ao processo de ensino de isomeria química.