Transformando a cola em consulta nas Avaliações do Processo de Ensino-Aprendizagem da Química

PEREIRA, Vania Nunes Meirelles
Transformando a cola em consulta nas Avaliações do Processo de Ensino-Aprendizagem da Química
Cuiabá/MT, Universidade Federal do Mato Grosso, UFMT, 2000. 86p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: José Adolfo Rodríguez).

Resumo Esta pesquisa teve por propósito criar alternativas de métodos de avaliação onde o aluno não sentisse a necessidade de lançar mão da prática da cola, propondo assim critérios de progressão mais justos. Verificou-se ainda, a importância e validade de se utilizar a ocasião da prova também como um momento de aprendizagem contínua de química. Para tal, recorremos às Teorias do Construtivismo de Piaget e das Inteligências Múltiplas de Gardner, além de outros teóricos como, principalmente, Krause quando aborda a problemática da cola. Utizamos de uma metodologia quali-quantitativa que nos levou a concluir que o uso da consulta livre, durante as avaliações de química, torna-se uma opção de metodologia que tanto coíbe a utilização da cola, quanto também proporciona mais um recurso de facilitação da aprendizagem do conteúdo pelo aluno.