ROSA, Elisa Aguayo da
Transformação Química e intermediária de reação: um estudo das concepções de estudantes em uma disciplina de Química Orgânica Básica
/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2002. 182p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Liliana Marzorati).
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Resumo |
As disciplinas de química orgânica, muitas vezes, têm má reputação entre os estudantes, ou ainda, são consideradas disciplinas de memorização. Este fato pode ser indicativo de falhas no ensino, bem como de dificuldades de aprendizagem pelos alunos que cursam a disciplina. Assim, um estudo qualitativo sobre concepções prévias e sobre o ensino de Química Orgânica Básica foi realizado em um curso de Farmácia da Universidade de São Paulo, fundamentado na teoria da mudança conceitual. Os conceitos selecionados para o desenvolvimento da pesquisa foram; a transformação química e as espécies intermediárias, uma vez que o conhecimento da estrutura, da formação e da transformação dessas espécies é de grande importância para explicar resultados experimentais, prever e controlar os produtos de uma reação. Nesse contexto, conhecemos como os alunos concebiam e como explicavam a formação dos intermediários, antes e após o ensino da química orgânica. Os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas e observações de aula.
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