SILVA, José Guilherme da
Teste empírico da eficácia de um novo método de ensino de Química, numa escola estadual da Zona Norte do município do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro/RJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 1993. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Lília da Rocha Bastos).
|
Resumo |
O presente estudo teve por objetivo investigar o efeito de uma inovação metodológica sobre (a) o desempenho acadêmico, em química, de alunos do 2º grau; e (b) as atitudes desses alunos em relação à construção dos conceitos básicos da química. A pesquisa foi realizada com 59 alunos de 2ª serie do 2º grau, pertencentes a uma escola de município do Rio de Janeiro situada na zona norte, dos quais 30 formaram o grupo experimental e 29 o de controle. Os instrumentos de avaliação foram: (a) fichas de registro individuais, usadas pelos alunos no acompanhamento dos experimentos; (b) dados obtidos pelo professor através de observação das dos conceitos básicos da química, aumentando seu rendimento na matéria. (b) desenvolveu o espírito critico dos alunos em relação aos experimentos realizados; (c) aumentou a capacidade dos próprios alunos elaborarem leis ou enunciados de química a partir dos experimentos; e (d) desenvolveu atitudes positivas em relação à química.
|