Teste empírico da eficácia de um novo método de ensino de Química, numa escola estadual da Zona Norte do município do Rio de Janeiro

SILVA, José Guilherme da
Teste empírico da eficácia de um novo método de ensino de Química, numa escola estadual da Zona Norte do município do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro/RJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 1993. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Lília da Rocha Bastos).

Resumo O presente estudo teve por objetivo investigar o efeito de uma inovação metodológica sobre (a) o desempenho acadêmico, em química, de alunos do 2º grau; e (b) as atitudes desses alunos em relação à construção dos conceitos básicos da química. A pesquisa foi realizada com 59 alunos de 2ª serie do 2º grau, pertencentes a uma escola de município do Rio de Janeiro situada na zona norte, dos quais 30 formaram o grupo experimental e 29 o de controle. Os instrumentos de avaliação foram: (a) fichas de registro individuais, usadas pelos alunos no acompanhamento dos experimentos; (b) dados obtidos pelo professor através de observação das dos conceitos básicos da química, aumentando seu rendimento na matéria. (b) desenvolveu o espírito critico dos alunos em relação aos experimentos realizados; (c) aumentou a capacidade dos próprios alunos elaborarem leis ou enunciados de química a partir dos experimentos; e (d) desenvolveu atitudes positivas em relação à química.