PIZZATO, Michelle Camara
Temas ambientais na Química do ensino médio: visões de professores, licenciandos e livros
/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2002. 157p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Maria Eunice Ribeiro Marcondes).
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Resumo |
A presente pesquisa buscou conhecer, se e como, os temas ambientais são abordados na disciplina de Química, através de análise dos livros didáticos e da visão de professores do ensino médio e de licenciandos em Química. Foram realizadas entrevistas com professores de química do ensino médio de escolas de Porto Alegre (RS) e alunos dos cursos de Licenciatura em Química de duas Universidades com sede também em Porto Alegre, com o intuito de perceber nos entrevistados qual a visão que têm a respeito de abordar temas ambientais na disciplina de Química para o ensino médio, quais temas ambientais são considerados mais importantes, se e como é feita essa abordagem, quais os materiais utilizados para apoio pedagógico, entre outras questões. Além disso, considerou-se importante fazer um levantamento dos assuntos ambientais tratados nos livros didáticos de Química e avaliar como eles são abordados. Foram selecionadas as três coleções didáticas de química mais utilizadas recentemente em Porto Alegre. As análises das entrevistas e dos livros didáticos tiveram como um dos referenciais as visões da relação homem-ambiente, procurando perceber quais as concepções apresentadas tanto por professores quanto por coleções didáticas. Os resultados principais mostraram um caráter egocêntrico nas coleções didáticas analisadas, além da ausência de propostas que desenvolvessem atitudes e comportamento proambientais ou visão individual da relação homem-ambiente. Os professores, por sua vez, relataram abordagens e concepções bastante semelhantes às encontradas nas coleções didáticas, indicando uma forte influência do livro didático na prática docente. Ainda, os relatos dos alunos dos cursos de Licenciatura apresentaram poucas diferenças em relação aos professores, atestando a dificuldade de abordar temas ambientais na disciplina de Química. Além desses resultados, a pesquisa sugere que haja uma modificação conjunta nos materiais didáticos e na formação inicial e continuada dos professores a fim de integrar a abordagem da temática ambiental na Química do ensino médio.
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