SÁ, Andréia de Macedo
Tecnologias Educacionais: uma proposta de formação continuada para professores de química na educação básica
Duque de Caxias/RJ, Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, 2017. 91p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Giseli Capaci Rodrigues).
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Resumo |
Este trabalho foi motivado pela experiência da pesquisadora, que ao longo de dezoito anos como docente da Educação Básica vem adquirindo uma crescente inquietude sobre a utilização de ferramentas didático-pedagógicas que possam estimular o interesse dos alunos pelas aulas de Química. Esta pesquisa esteve direcionada a compreender a visão de um grupo de seis professores, os quais possuíam diferentes experiências na Educação Básica e lecionavam no curso de Licenciatura em Química da UNIGRANRIO (Universidade do Grande Rio), acerca dos recursos tecnológicos nas suas práticas pedagógicas. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo entender qual a perspectiva dos sujeitos da pesquisa sobre os recursos tecnológicos como ferramenta didática no ensino de Química, suas dificuldades na utilização dos mesmos, bem como investigar a motivação desses docentes para uma formação continuada com foco na utilização de recursos tecnológicos no ensino de Química. Como produto educacional foi elaborada, a partir da pesquisa realizada nesta Dissertação, uma proposta de curso de formação continuada para professores, tendo como expectativa estimular a utilização dos recursos tecnológicos nas aulas de Química, ampliar o conhecimento dos docentes acerca das possibilidades pedagógicas dos recursos tecnológicos e contribuir para um planejamento pedagógico mais atrativo aos alunos da era tecnológica. Esse curso foi elaborado na modalidade semipresencial e foi embasado nas sugestões dos participantes da pesquisa. Este estudo foi realizado no âmbito do município de Duque de Caxias, RJ, e teve como instrumentos de coleta de dados um questionário e um grupo focal. A análise dos dados possibilitou identificar as principais barreiras enfrentadas pelos docentes de Química do Ensino Básico quanto ao uso dos recursos tecnológicos. De acordo com a visão dos sujeitos desta pesquisa as barreiras identificadas para a utilização dos recursos tecnológicos na prática pedagógica foram: a dificuldade de acesso a esses recursos nas escolas, a falta de infraestrutura e a falta de conhecimento dos professores. O estudo também detectou que apesar dessas barreiras, os docentes consideram que os recursos tecnológicos auxiliam na aprendizagem, funcionando como meios de estímulo para o ensino de praticamente todos os conteúdos que compõem o currículo de Química na Educação Básica. Além disso, foi observado que existe a necessidade de se explorar mais esses recursos, com a finalidade de potencializar a sua utilidade pedagógica. Essa necessidade está relacionada ao fato da formação inicial desses docentes não ter ocorrido na era tecnológica.
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