TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE PELOTAS - BRASIL

SEIXAS, RITA HELENA MOREIRA
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE PELOTAS - BRASIL
Porto Alegre/RS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2017. 116p. Tese de Doutorado. (Orientador: DIOGO ONOFRE GOMES DE SOUZA).

Resumo A tese desenvolve-se a partir do contexto atual da Educação Básica brasileira, onde 84,5% das crianças e jovens estão matriculados nas escolas de educação básica da Rede Pública de Ensino. Objetiva compreender a utilização de tecnologias educacionais (TE) alternativas ao livro didático (LD) do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), como estratégia didática no fazer docente dos professores de Ciências da Natureza do último ano do ensino fundamental, que atuam no município de Pelotas/RS/Brasil. Esses professores trabalham com seus alunos conteúdos de Química e Física e, possuem como formação inicial o curso de Ciências Biológicas. Considera que a utilização de tecnologias educacionais participa de um processo de reflexão e ação e que tal processo exige do professor a consciência de uma série de conceitos, os quais fundamentaram teoricamente a tese: tecnologias educacionais; estratégias didáticas; livro didático; saber docente; conhecimento científico; formação inicial e continuada; mediação do conteúdo; fazer docente; aprendizagem; aluno quanto elaborador do seu conhecimento. Sugere o perfil do professor de ciências como aquele que fará a mediação do conhecimento a partir de ações reflexivas para seus alunos, objetivando a aprendizagem. Para a obtenção dos resultados os procedimentos metodológicos foram apresentados em três momentos: o primeiro momento consta de uma pesquisa bibliográfica histórica com os conceitos que fundamentaram a tese; o segundo, uma pesquisa quantitativa com o envolvimento de professores de Ciências da Natureza, de forma a apontar as causas de um problema coletivo e; o terceiro momento é composto de uma pesquisa qualiquantitativa realizada quanto ao uso de tecnologias educacionais, na concepção dos alunos pesquisados. Conclui que, do total de 39 professores pesquisados, 14 professores (35,9%) utilizam as tecnologias em suas aulas, mas apenas dois utilizam TE oferecidas pela escola, alternativas ao LD, como estratégia didática no seu fazer docente. Os demais professores que utilizam tecnologias educacionais (12) utilizam-nas como estratégia didática, conjuntamente ao LD do PNLD. Permite considerar que a escola adota o LD do PNLD e os professores participam da escolha, porém não são obrigados a utilizá-los. Percebe-se um percentual elevado do uso do livro didático do PNLD, frente às tecnologias oferecidas pela escola como principal estratégia didática. Por fim destaca, ainda, na concepção dos alunos que, a utilização de TE pelo seu professor de Ciências da Natureza é positiva para o seu aprendizado, enquanto sujeito reflexivo e capaz de posicionar-se como cidadão, pois pode interagir e aprender com significado.
Nível EF
URL http://hdl.handle.net/10183/157975