Tecnologias Da Informação E Comunicação (TIC): Possibilidade De Uma Aprendizagem Significativa Do Conteúdo De Funções Orgânicas No Terceiro Ano Do Ensino Médio Na Disciplina De Química

NASS, Simone
Tecnologias Da Informação E Comunicação (TIC): Possibilidade De Uma Aprendizagem Significativa Do Conteúdo De Funções Orgânicas No Terceiro Ano Do Ensino Médio Na Disciplina De Química
Jaragua do Sul/SC, Universidade Regional de Blumenau, FURB, 2012. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Julianne Fischer).

Resumo Esta dissertação encontra-se vinculada à linha de pesquisa Didática das Ciências Naturais e Matemática, do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática –, da Universidade Regional de Blumenau (FURB), de Blumenau, Santa Catarina (SC). Apresenta uma pesquisa realizada com o objetivo geral de compreender o processo de aprendizagem dos conceitos de Funções Orgânicas, por meio dos dizeres dos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, a partir da utilização de recursos tecnológicos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como sujeitos 55 estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Jaraguá do Sul, SC. Os dados se constituíram dos dizeres dos sujeitos e foram coletados entre 19 de agosto e 26 de novembro de 2011, por meio de entrevista grupal e questionário, após a aplicação de uma intervenção pedagógica, composta de 26 encontros, com duração de 45 minutos cada, que teve como enfoque o conteúdo Funções Orgânicas, mais especificamente as funções oxigenadas (álcoois, aldeídos, cetonas, etc.). A análise teve como suporte a Teoria da Aprendizagem Significativa, de Ausubel, Novak e Hanesian (1980), que aborda o estudo sobre subsunçores, assimilação subordinativa (derivativa e correlativa), aprendizagem superordenada e combinatória; a Teoria dos Campos Conceituais, de Vergnaud (1983), que aborda a questão dos campos conceituais, conceito, situações e esquemas; e a aplicação de recursos tecnológicos nas escolas, dos estudos de Coll e Monereo (2010). A análise dos dizeres apontou que os estudantes tiveram avanço quanto à visão que tinham sobre a Química como ciências. A utilização de recursos tecnológicos se mostrou eficiente na construção do conhecimento das Funções Químicas Orgânicas Oxigenadas, pois, por meio desses recursos, da construção dos vídeos sobre o perfume, os estudantes compreenderam os conceitos e as aplicações dos compostos químicos derivados dessas funções em seu cotidiano. No final da intervenção, os estudantes expressaram, por meio de seus dizeres, que tinham a compreensão dos conceitos e uma visão mais ampla da Química e da sua importância em suas vidas, o que consideramos um indício de que houve aprendizagem significativa. Atividades utilizando os recursos tecnológicos, quando planejadas, podem auxiliar a construção do conhecimento dos estudantes, bem como podem ser utilizadas das mais variadas maneiras, sendo fundamental o papel do professor, como mediador e organizador do processo, e o papel dos estudantes, como agentes que construirão o conhecimento, gerando uma aprendizagem significativa, em que os conceitos serão reorganizados e estruturados na estrutura cognitiva de cada estudante.