BOURSCHEID, Luis Rogério
Tecnologia da informação e comunicação: estudo de caso com professores de química - mais limites que possibilidades
Ijuí/RS, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUÍ, Educação nas Ciências, 2006. 125p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Otavio Aloisio Maldaner).
|
Resumo |
Este trabalho refere-se: à inserção das tecnologias atuais na educação com ênfase ao uso do computador, como os professores estão se apropriando dessa nova ferramenta de ensino e como as universidades estão preparando os futuros professores para trabalhar em um novo contexto social. São objetivos da pesquisa analisar pequenos programas para fins educacionais, de fácil acesso aos professores, que podem ser acessados pela Internet, investigar como os professores avaliam e percebem a formação continuada para o exercício da profissão em função dos avanços que obtêm durante a carreira, verificar como as universidades da Região do contexto da pesquisa estão formando os novos docentes para o uso da informática na educação. A pesquisa desenvolvida é de natureza qualitativa realizada através do método de observação participante. Os dados foram obtidos através de um grupo de estudo com professores de química da Região Noroeste do Rio Grande do Sul, entrevistas com coordenadoras de Cursos de Química da Região e por meio de estudos bibliográficos. As informações obtidas apontaram para um despreparo dos docentes frente às novas tecnologias, a má formação continuada dos professores devido a políticas educacionais inadequadas, e a manutenção do ensino universitário ligado à modernidade que não prepara os novos professores para as mudanças sociais que se instalam.
|