Substância e Mistura de Substâncias: Estudo da Evolução Conceitual dos Alunos

PANE, Mara Cristina
Substância e Mistura de Substâncias: Estudo da Evolução Conceitual dos Alunos
São Paulo/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2015. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Maria Eunice Ribeiro Marcondes).

Resumo O objetivo deste trabalho foi investigar as concepções dos alunos de 9º ano e 1ª série do ensino médio sobre os conceitos de substância e mistura de substâncias, verificando se é possível, para os alunos do 9º ano, fazerem essas ideias evoluírem por meio de uma sequência de ensino estruturada. A elaboração desta sequência levou em consideração alguns aspectos da abordagem baseada na demanda de aprendizagem (LEACH e SCOTT, 2005). A demanda resultou da comparação entre os conceitos que se queria ensinar sobre substâncias e mistura de substâncias e aquilo que os alunos traziam do dia a dia, tal como a ideia de que todo material é uma substância, que a homogeneidade é característica da substância, e a ideia de que mistura de substâncias estão sempre ligadas ao ato de misturar. A partir daí, foi definida a sequência para abordar estes aspectos. Para atingir as finalidades apresentadas foram implementadas 8 aulas de 45 minutos em três turmas de 9º ano do ensino fundamental de duas escolas públicas do estado de São Paulo. Para avaliar os resultados foram elaborados e aplicados instrumentos antes, após e seis meses após a sequência ser aplicada. Por meio de uma análise de conteúdo emergiram as várias categorias, permitindo a organização dos dados. Para cada conceito foram criadas categorias de análise. Os resultados revelaram que a aplicação da sequência de ensino foi capaz de promover, em grande parte dos alunos, a aprendizagem dos conceitos de substâncias e mistura de substâncias, assim como possibilitou uma maior capacidade de reconhecer e diferenciar os materiais em relação aos conceitos estudados.