KINALSKI, Alvina Canal
Soluções - Tema Central da Elaboração do conhecimento Químico Escolar
/RS, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUÍ, Educação nas Ciências, 2000. 112p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Otavio Aloisio Maldaner).
|
Resumo |
O objeto deste trabalho é evidenciar que o tema Soluções pode ser central na elaboração do conhecimento químico escolar significativo. A abordagem mostrou-se verdadeira nos livros pesquisados de Química Superior, enquanto na forma tradicional a Química do Ensino Médio e nos programas tradicionais de Escolas, apresenta o tema Soluções de forma isolada, num capítulo separado, desconsiderando as interações entre as partículas na formação das soluções. Com isso perde-se situações importantes para a constituição de um verdadeiro pensamento químico sobre o mundo material. A abordagem teórica utilizada é a histórico-cultural, com base nos postulados de Vygotsky relativo à constituição e desenvolvimento dos conceitos e a constituição de sujeitos em interação nas relações pedagógicas. Na interação com os professores foi possível observar um avanço qualitativo frente ao tema, passando a haver uma preocupação com a centralidade do conceito e com novas possibilidades de elaborar propostas alternativas de ensino com esse enfoque.
|