JUSTI, Rosária da Silva
Sobre espaços vazios e partículas - movimento de idéias sobre a descontinuidade da matéria em um processo contínuo de ensino-aprendizagem de Química no 2º grau
Campinas/SP, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Faculdade de Educação, 1991. 330p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Rosália Maria Ribeiro de Aragão).
|
Resumo |
Acompanha o movimento das idéias de 40 alunos do 1º ano do 2º grau acerca da constituição da matéria, buscando verificar se e como se deu o processo de mudança conceitual. O estudo foi realizado em um processo regular de ensino-aprendizagem de Química com utilização de um material instrucional e de uma metodologia alternativa, onde cada aluno era considerado responsável pela construção de seu conhecimento. Analisa diversas manifestações escritas dos alunos e as situações de interação em sala de aula dos alunos entre si e deles com o professor. Tem como parâmetros para análise inicial os aspectos básicos do modelo descontínuo, a fim de buscar compreender os significados que os alunos atribuíam a cada um deles, assim como às transformações que ocorriam nesses significados ao longo do processo, Num segundo momento, considera na análise pressupostos construtivistas para os processos de ensino e aprendizagem, na tentativa de elucidar aspectos do processo cognitivo vivido pelos alunos. Ambas as análises apontam para a ocorrência das significativas modificações nas idéias dos alunos sobre a constituição da matéria. Entretanto, não caracterizam a chegada a uma concepção única, congruente e estática, mas concepções genéricas, multidimensionadas e dinâmicas, refletindo, portanto a idiossincrasia do processo de construção de conhecimento de cada indivíduo.
|