PIMENTEL, Zoriane Soares Pereira
Sobre a Importância aa Matemática Aplicada: Análise de Conteúdos Programáticos nos Planos de Ensino dos Cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza, Biologia e Química
/RS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2015. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Robson Luiz Puntel).
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Resumo |
Um dos desafios da educação é procurar maneiras mais criativas de interação e uso da linguagem matemática no contexto escolar. Dessa forma, acredita-se que o uso da matemática dá oportunidade a professores e alunos de realizarem uma relevante atividade de reflexão sobre o ensino de ciências e de como o domínio de métodos matemáticos é imprescindível ao estudo correto dos fenômenos químicos, físicos e biológicos e na resposta a problemas reais. Nesse contexto, a presente dissertação tem o objetivo de analisar questões relacionadas ao ensino da Matemática como ferramenta essencial para o entendimento dos objetos, que são os conteúdos básicos, como também dos fenômenos e dos processos relacionados aos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Química e Ciências da Natureza em duas instituições públicas de formação de professores, a Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul - FAMASUL e a Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA. Trata-se de uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa, realizada no período de novembro de 2014 a abril de 2015, onde se buscou entender: de que forma o currículo dos cursos de ciências biológicas, química e ciências da natureza interagem com a matemática? Qual a sua importância na opinião de professores e alunos e suas contribuições para a melhoria da formação desses futuros professores? Para tal, foram investigados oito planos de ensino da área de Matemática, e aplicados questionários à 17 professores e 60 discentes concluintes da FAMASUL e da UNIPAMPA. Com o resultado da análise dos planos de ensino, foi possível evidenciar que a ênfase na organização dos conteúdos de matemática, está no desenvolvimento do conteúdo de funções e nas disciplinas de cálculo, e que, há uma predominância de aulas expositivas e tendência em avaliar os discentes através de provas escritas. Na análise dos questionários, encontramos que os professores de matemática julgam-se aptos a lecionar nesses cursos. Em contrapartida, os alunos concluintes e demais professores dos cursos analisados, apontam a necessidade de uma melhor compreensão, por parte dos professores de matemática, do campo para o qual se propõe ser instrumento. Sobre o grau de conhecimento em relação aos documentos oficiais, pode-se verificar que as respostas dos professores entrevistados convergiram por terem eles, conhecimento suficiente sobre esses documentos, no entanto, destacaram o fato da linguagem utilizada nos documentos oficiais dificultar a leitura e compreensão desses documentos. Concluímos que este estudo permitiu acessar as concepções dos alunos concluintes e dos professores da FAMASUL/PE e UNIPAMPA/RS, a cerca da importância do ensino da matemática aplicada aos Cursos de Ciências Biológicas, Química e da Natureza.
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