VIEIRA, LORENA BRITO GOES
Situação de Estudo: Compreensões dos formadores de professores do Ensino de Ciências
Ilhéus/BA, Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, 2017. 121p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: ELISA PRESTES MASSENA).
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Resumo |
A Situação de Estudo (SE) como uma proposição curricular apresenta-se como uma inovação no ensino, sendo utilizada por professores dentro do cenário educacional do ensino de Ciências da Natureza. Considerando esse viés, esta pesquisa se direciona para a prática formativa dos formadores de professores do ensino de Biologia, Física e Química que desenvolvem a SE dentro do cenário das Instituições de Ensino Superior do Brasil. Deste modo, a pesquisa teve como objetivo investigar como a reconfiguração curricular na forma da SE tem sido compreendida por formadores de professores de ensino de Ciências em regiões do país. Para isto, foram selecionados formadores de professores das áreas de Ciências da Natureza de diferentes regiões do Brasil que adotam a SE em sua prática docente. Neste contexto, buscou-se entender como estes formadores atribuem sentidos para a proposta da SE e quais são as contribuições dessa proposta curricular para a formação inicial de professores. O procedimento de análise adotado nesta pesquisa apresenta os estudos dos referenciais que discutem a reconfiguração do currículo na forma de SE a partir da abordagem histórico-cultural, bem como os estudos dos teóricos que discutem o currículo e a formação docente. Com os estudos dos referenciais realizou-se também algumas relações teóricas entre o currículo e a SE; e os componentes do conhecimento profissional de professores e a SE. A pesquisa é de natureza qualitativa e os dados obtidos a partir dos questionários e entrevistas semiestruturadas foram examinados à luz da Análise Textual Discursiva. Consideramos duas categorias a priori para a discussão dos resultados, sendo elas: currículo como prática de significação e o currículo colaborativo. Desta forma entre os resultados desta pesquisa apontamos que os formadores de professores em suas distintas instituições têm contribuído para a formação inicial de professores ao trabalhar com disciplinas em que é utilizada a proposta da SE pensando na perspectiva interdisciplinar e contextualizada. Os relatos dos formadores de professores acerca da SE apresentam em suas compreensões uma produção de sentidos que é característico de sua prática docente e das relações que são estabelecidas mediante a construção do conhecimento. Desta maneira, o processo formativo empreendido por esses formadores aos futuros professores contempla em sua integralidade a compreensão da SE nas interações sociais entre os sujeitos e na articulação com diversas áreas do conhecimento. Em vista disso a formação do conhecimento profissional do futuro professor auxiliará no desenvolvimento de práticas de ensino, tanto no contexto das universidades, como nos espaços e períodos escolares.
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