SISTEMATIZAÇÃO DE ESTUDO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: possibilidade a partir da utilização de roteiros de aprendizagem no ensino de química

COSTA, MAURO MELO
SISTEMATIZAÇÃO DE ESTUDO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: possibilidade a partir da utilização de roteiros de aprendizagem no ensino de química
Porto Alegre/RS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, UFRGS, 2017. 131p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: JOSE CLAUDIO DEL PINO).

Resumo Esta pesquisa apresenta impressões, reflexões e considerações a respeito de uma experiência vivenciada no Ensino Médio, com estudantes de um Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA, localizado em Manaus/Amazonas, em 2016. Nesta dissertação, buscou-se compreender como um processo utilizando roteiros na condição de estratégia de ensino e aprendizagem de química pode contribuir para a sistematização de estudo na Educação de Jovens e Adultos. A abordagem metodológica utilizada é de caráter qualitativa, utilizando-se como estratégia metodológica a pesquisa-ação centrada na utilização de três instrumentos de coleta de dados: 1) diários de campo como material de revisão, reflexão e reolhar das ações realizadas; 2) roteiros de aprendizagem, tanto como recurso para o processo educacional quanto instrumento avaliativo; e 3) Questionários semiabertos, para a caracterização dos participantes e avaliação do processo. Para a interpretação dos dados obtidos através dos diários e questionários foi realizada uma análise empírico-interpretativa, procedendo-se ao estudo detalhado dos dados, tais como se mostram em seu conteúdo manifesto, procurando, na diversidade dos dados obtidos, significados a partir da percepção do próprio pesquisador e dos referenciais teóricos da pesquisa. Para a construção/análise dos roteiros utilizou-se como referencial teórico-metodológico o Alinhamento Construtivo. Os resultados foram analisados e organizados em três categorias: 1) Diagnóstico; 2) Ações desenvolvidas; e 3) Avaliação do processo. Foram analisados dez diários de campo, dois roteiros de aprendizagem referente ao conteúdo Linguagem Química e dois questionários semiabertos. Os dados da pesquisa evidenciaram que trabalhar com roteiros de aprendizagem possibilita a sistematização de estudo e melhorias no processo educacional no que tange à participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento, além de promover um ambiente facilitador da aprendizagem para a EJA.
Nível EM
URL http://hdl.handle.net/10183/170258