VEZU, CAROLINE OLEINIK
SALA DE AULA INVERTIDA: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA REAÇÕES ORGÂNICAS DE ADIÇÃO NO NÍVEL TÉCNICO
Londrina/PR, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA, UEL, 2017. 22p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: MARCELO MAIA CIRINO).
|
Resumo |
O presente estudo investigou como os estudantes de um Colégio público do Núcleo Regional de Educação de Londrina desenvolviam seu aprendizado utilizando a metodologia Sala de Aula Invertida através do conteúdo de Reações Orgânicas de Adição. Partimos de estudos que indicavam que a metodologia transmissão/recepção não tem gerado resultados satisfatórios no processo de aprendizagem, por isso resolvemos utilizar uma metodologia na qual o estudante se envolve diretamente com a tecnologia e é co-responsável por sua aprendizagem através de um processo coletivo. Os resultados permitiram o acompanhamento antes, durante e após a aplicação desse modelo de aula. Com isso, foi possível analisar como os estudantes relembravam conceitos importantes e evoluiam através da elaboração de significados. A interpretação final indica que quando se tem acesso a mais de uma ferramenta que permita com que o estudante esteja em contato com a informação e consiga converte-la em conhecimento, ele tem motivação para chegar ao objetivo final, que é a aprendizagem
|