ALBERTI, Gabriela Ernesta
Rompendo o silêncio de 30 anos: as trajetórias, escolar e profissional de egressos do curso de licenciatura plena em Química da Universidade Federal de Mato Grosso.
Cuiabá/MT, Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, 2010. 148p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Irene Cristina de Mello).
|
Resumo |
Esta dissertação apresenta uma pesquisa sobre possíveis aspectos influenciadores, em relação à formação familiar de individios, que podem ser responsáveis pelos rumos dados às suas vidas profissionais. Nessa perspectiva, tem como objetivo principal responder a questão: Quais foram os aspectos da formação familiar e escolar de egressos do cruso de Licenciatura Plena em Química da Universidade Federal do Mato Grosso, no periodo de 30 anos, que possivelmente influenciaram as suas trajetórias, escolar e profissional? Esta pesquisa também procura identificar as contribuições e influencias do citado curso nas trajetorias desses egressos. Além de procurar responder se os egressos estão atuando na educação básica, que é o objtivo primordial do curso. A fim de alcançar o objetivo desta pesquisa considerou-se a investigação qualitativa a mais apropriada. Para tanto, foi utilizada a pesquisa de campo, com caráter explicativo, na qual os sujeitos foram investigados por meio de questionário e entrevistas semi-estruturadas. Como suporte teórico na análise dos dados, optou-se pelo pressuposto teórico de Pierre Bourdieu sobre o capital cultural e o habitus. Os resultados desta pesquisa corroboram com as pesquisas desse autor, uma vez que os pesquisados revelam que a familia tem papel significativo quanto ao sucesso ou fracasso escolar de um indivíduo. Sendo que esse papel é tanto mais relevante no referente capital cultaral que a família deixa de herança ao individuo tanto quanto ao habitus formado nele. Consequentemente, esse sucesso escolar e essa herança familiar possivelmente possibilitam ao individuo alcançar também o sucesso profissional em suas opções na área de química. Os resultados também permitem considerar que metade dos egressos atua na educação básica e que o curso incentiva-os a cursarem cursos de pós-graduação. O curso de Licenciatura Plena em Química tem formado nesses 30 anos egressos atuantes na educação básica, bem como no ensino superior. Entretanto, para melhorar ainda mais o desempenho tanto profissional como acadêmico desses egressos, torna-se relevante que o curso proporcione a eles oportunidades de obtenção de capital cultural.
|