Rompendo "A Tensão Superficial" para Educação em Ciências

CHENG, Cezar
Rompendo "A Tensão Superficial" para Educação em Ciências
Rio de Janeiro/RJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Química Biológica, 2008. 85p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Maria Lucia Bianconi).

Resumo Neste trabalho foi desenvolvido o DVD intitulado "Rompendo a tensão superficial", onde o tema é apresentado através de vídeos contendo experiências, explicações e curiosidades sobre o tema central, sempre utilizando linguagem simples, apropriada para o público alvo que são crianças de 8 a 12 anos. As experiências sobre tensão superficial, de fácil execução, requerem apenas material de baixo custo, não sendo necessário dispor de vidrarias, equipamentos ou locais especiais, como um laboratório, para sua execução. Este tema caracteriza-se como multidisciplinar, abrangendo física, química e biologia e se relaciona a questões do cotidiano do aluno. O DVD poderá auxiliar professores de Ciências do ensino fundamental nas aulas práticas, que podem assistir aos vídeos dos experimentos antes de repeti-los com os alunos em sala de aula. Foi realizada uma avaliação qualitativa, pela aplicação de um questionário, da versão 1.3 do DVD, com professores e/ou pesquisadores de Universidades e Centros de Ciência. Essa avaliação prévia do DVD, tanto no que se refere ao conteúdo como na produção, foi importante para se realizar os ajustes necessários antes da reprodução e distribuição em escolas. O DVD foi analisado por professores e/ou pesquisadores, de dois grupos distintos, ou seja, (i) aqueles que atuam em Divulgação Científica e Educação em Ciências e (ii) professores que não atuam nessas áreas. Numa primeira análise da avaliação, foi possível perceber que não havia diferença estatisticamente significativa entre os dois grupos, mostrando que as opiniões são as mesmas, independente de estarem ou não atuando nas áreas de Divulgação ou Educação em Ciências. Em geral, o DVD foi considerado adequado à faixa etária a que se destina. As sugestões foram incluídas na versão 1.4 do DVD. Com base na opinião dos professores e/ou pesquisadores, Discute-se aqui a adequação do DVD na facilitação do processo de aprendizagem pelos alunos do ensino fundamental.