JUNIOR, Carlos Antônio Pereira
Robótica educacional aplicada ao ensino de química: colaboração e aprendizagem
Goiania/GO, Universidade Federal de Goiás, UFG, 2014. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Márlon Herbert Flora Barbosa Soares).
|
Resumo |
O presente trabalho visa detalhar uma experiência de utilização da robótica pedagógica no ensino de ciências, mais especificamente no ensino de química. O relato se inicia com aspectos históricos da robótica contemplando mitologia, ficção e indústria para entendermos de onde surge a ideia de robô, suas aplicações e o desenvolvimento do conceito de robô e robótica no decorrer da história. No segundo capítulo inserimos a atividade nos aspectos teóricos da atividade colaborativa, pois entende-se que a robótica pedagógica aplicada na sala de aula é melhor aproveitada quando se utiliza a estratégia de organização. Defende-se que a colaboração deve ser compreendida nesse contexto como estado e não como processo e que o trabalho cooperativo exerce grande influência na organização e andamento da atividade. No terceiro capítulo caracteriza-se a pesquisa de acordo com o método da pesquisa qualitativa e também no estudo de caso. Esclarece-se ainda os instrumentos de coletas de dados e a organização da pesquisa de campo, também apresentam-se aqui as categorias de análise. No capítulo seguinte detalhase a análise dos dados a partir das categorias selecionadas. As categorias são: análise das concepções de robô, a dimensão lúdica da robótica pedagógica e a construção de conceitos sobre titulação utilizando o robô.
|