SITHOLE, Gerre Zebedias S.
Resgate dos Materiais e das Culturas Locais para o Ensino na Química
São Paulo/SP, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC SP, 2004. 250p. Tese de Doutorado. (Orientador: Fernando José de Almeida).
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Resumo |
O presente trabalho pretende introduzir nas práticas curriculares do ensino da Química, experiências com material alternativo localmente disponível e experiências da cultura para construção de conhecimentos sólidos e significativos e, consequentemente, apontar uma nova maneira de aprender a Química na escola, na sala de aula e fora dela. Esta intenção emerge da constatação do fato da Química estar sendo apenas ensinada de forma muito teórica sem nenhum vínculo com experiências químicas vitais e dos conhecimentos oriundos da vida do aluno a partir dos fenômenos com os quais convive. Além disso, a natureza e a cultura como campos fecundos de ocorrência de transformações de materiais a serem valiosa e racionalmente aproveitadas para problematizar e significar o ensino e aprendizagem. Diante de tal fato, esbocei idéias com relação ao tema, apropriando-me do saber veiculado nas obras de Mansur Lufti "os ferrados e os cromados: produção social e apropriação do conhecimento químico"; Paulo Freire "Pedagogia do Oprimido", "Pedagogia da Autonomia", "Educação como Prática da Liberdade"; Roque Moraes "Construtivismo e ensino de ciências: Reflexões epistemológicas e metodológicas". Todo o esforço na empreitada foi movido na tentativa de buscar o aporte teórico para subsidiar o uso de material alternativo, visto não existir uma teoria postulada que explica a funcionalidade do material. Além disso, constitui minha grande preocupação resgatar o material alternativo localmente disponível e vinculá-lo ao ensino para determinar um método de exploração que olhe criticamente o ensino da Química enfatizando, sobretudo, a experiência química feita pelo professor e quanto possível pelos alunos, para aguçar a capacidade de observar, registrar, comparar, relacionar e concluir de forma motivadora, sistemática e inteligente. Procedi uma pesquisa empírica de "estudo de caso" em duas escolas localizadas, uma na periferia e outra no centro da cidade de Beira. Para o efeito, foram escolhidos como grupo alvo de pesquisa alunos e professores em exercício nas escolas secundárias. Os resultados da pesquisa permitem inferir que o material alternativo usado é eficaz para problematizar e desenvolver o ensino da Química. É urgente, além do mais, introduzir no currículo de formação de professores da UP, o método experimental que os habilite a saber explorá-lo como premissa para uso do método experimental no ensino.
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